BRASIL CONTEMPORÂNEO: DO POPULISMO À NOVA REPÚBLICA


Dentre as afirmativas seguintes, assinale aquela que define e expressa de forma fidedigna as características do governo João Goulart:


Jango tentava atender às solicitações dos grupos menos favorecidos, o que era condenado pela oposição. O Congresso e os setores dirigentes viam nas conquistas trabalhistas um obstáculo ao monopólio econômico capitalista e temiam que as forças radicais esquerdistas acabassem levando o país à beira do comunismo.


Com boa popularidade, o mandato chega ao fim. Deixara como legado ao próximo governante a incerteza econômica decorrente do endividamento externo, da inflação e da desigualdade social.


Em 1963, Jango negou reajuste salarial à milhares de operários que reivindicavam melhores salários.


A inflação subiu vertiginosamente, de 19 para 30%, em 1960. O governo justificava o aumento devido aos investimentos administrativos.


Jango recorre aos EUA, solicitando empréstimos para bancar um Estado forte e militarizado.

Leia o fragmento de texto seguinte:

…notável a proximidade cronológica entre o duplo desastre sofrido pela direita em agosto-setembro de 1961 (...) e a fundação do discretamente intitulado Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) a 29 de novembro de 1961, bem como de organizações congêneres, como o Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD), integrantes do "feixe" cripto-fascista que iria assaltar com sucesso o poder em 1964. (MORAES, João Quartim de. Liberalismo e ditadura no cone sul. Campinas: IFCH, 2001.p.111)

A qual panorama histórico refere-se o trecho anterior? Assinale a alternativa correta:


A trepidação econômica do Governo Sarney.


As querelas partidárias do Governo Vargas.


O jogo político do Governo Dutra.


Os impasses sociais do Governo Café Filho.


A instabilidade sócio-política do Governo Quadros/Goulart.

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que definem e expressam de forma fidedigna as características do governo João Goulart. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Jango tentava atender às solicitações dos grupos menos favorecidos, o que era condenado pela oposição. O Congresso e os setores dirigentes viam nas conquistas trabalhistas um obstáculo ao monopólio econômico capitalista e temiam que as forças radicais esquerdistas acabassem levando o país à beira do comunismo.

(  ) Em 1963, 700 mil operários reivindicaram melhores salários e conseguiram um reajuste de cerca de 80%, medida que aumentou a inflação e a crise.

(  ) Com boa popularidade, o mandato chega ao fim. Deixara como legado ao próximo governante a incerteza econômica decorrente do endividamento externo, da inflação e da desigualdade social.

(  ) A inflação subiu vertiginosamente, de 19 para 30%, em 1960. O governo justificava o aumento devido aos investimentos administrativos. O populista JK foi intitulado por muitos economistas de “pai da inflação”.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; F; F


V; V; V; V


F; F; F; F


V; F; V; F


F; F; V; V

Dentre as alternativas seguintes, identifique aquelas verdadeiras e relativas ao governo do General Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974).

 

I - O governo do General Médici foi o mais violento do período militar. Neste governo, o AI-5 foi aplicado da forma mais ampla e incisiva, utilizando a repressão e a tortura, para combater as forças políticas e sociais que se opunham à continuidade do regime.

II - O empenho do General Médici em promover campanhas publicitárias, promovendo a eficiência e bom desempenho do governo, é outro ponto importante de sua política que deve ser ressaltado. Essas campanhas tinham a intenção de manter o patriotismo da população sempre latente.

III - As medidas estabelecidas pelo I Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) pretendiam aproveitar a crise econômica internacional e visavam a desaceleração da economia brasileira através da redução do setor industrial, da diminuição de crédito e da inibição do consumo pela classe média.

IV - A política econômica adotada pelo governo de Médici deve ser destacada. Nesse período, o PIB do Brasil teve um crescimento superior a 10% ao ano e acabou sendo denominado, “milagre econômico” ou “milagre brasileiro”.

 

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:


II; III; IV


Somente a II.


I; II; III


I; II; IV


Somente III.

Dentre as afirmativas seguintes, assinale aquela que define e expressa de forma fidedigna o sentido histórico do famoso comício realizado no Rio de Janeiro, na Estação Central do Brasil:


Goulart reforçou a necessidade de fortalecer o policiamento político em torno dos partidos que revelassem simpatia pelo bloco socialista.


Goulart anunciou a desapropriação de pequenas propriedades rurais para a formação de parques industriais fomentados pelo governo.


Goulart reforçou a necessidade de mudar a Constituição e anunciou a encampação das refinarias de petróleo particulares.


Goulart prometeu acabar com a corrupção, entregando o governo para as forças armadas do país.


Goulart negou a possibilidade de desapropriação das propriedades privadas valorizadas por investimentos públicos, situadas às margens de estradas e açudes.

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas verdadeiras e que se referem ao governo do general Castelo Branco, entendendo-o como uma importante figura política dentro do contexto de instauração do regime militar no país. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Rompimento de relações diplomáticas com Cuba e Criação do Serviço Nacional de Inteligência (SNI).

( ) Passaram a existir apenas dois partidos: o ARENA (Aliança Renovadora Nacional), que era a favor da situação do governo, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), a oposição consentida pelos militares.

( ) As eleições para o governo estadual e para as prefeituras municipais seriam realizadas de forma direta, por voto popular e secreto.

(  ) Abertura da economia ao capital estrangeiro na intenção de “esquentar” o setor produtivo nacional. Essa medida acabou beneficiando apenas as elites do país como os industriários e os latifundiários.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; V; V; V


V; V; F; V


V; F; V; F


F; F; V; V


F; F; F; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que apresentam informações corretas sobre o chamado Plano SALTE. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) O plano pretendia resolver os problemas de quatro setores – Saúde, Alimentação, Transporte e Energia –  fundamentais para o bom desenvolvimento do país.

(  ) Para viabilizar o Plano SALTE, o governo dependia principalmente de empréstimos estrangeiros, o que praticamente não aconteceu.

(  ) O Plano SALTE foi uma iniciativa do governo norte-americano, fruto da chamada Política da Boa Vizinhança.

(  ) Todos os países da América Latina implantaram essa proposta social segundo os parâmetros da Organização pan-americana.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


F; F; F; F


V; F; V; F


V; V; V; V


V; V; F; F


F; F; V; V

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que são fatores contribuintes (segundo a elite socioeconômica brasileira) para a desestabilização do governo Jango. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) Suspensão da produção industrial por meio de greves;

(  ) Divergência política entre o poder Executivo e o Congresso;

(  ) Circulação de ideias comunistas que contribuíam para a desordem social;

(  ) Nacionalismo estatal visto como ameaça às empresas privadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

 


a) V; V; F; F


F; F; F; F


F; F; V; V


V; V; V; V


V; F; V; F

Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas que tratam das mudanças como fruto da política de JK, que pretendia fazer o Brasil desenvolver 50 anos em apenas 5 anos. Foi criado o Plano de Metas, ou, Plano Nacional de Desenvolvimento. A seguir temos as 31 metas contidas no projeto, que giravam em torno de cinco segmentos considerados principais. Assinale V para verdadeiro e F para falso:

(  ) a construção de Brasília,

(  ) a indústria de base,

(  ) a energia e a alimentação,

(  ) a educação e os transportes.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V; F; V; F


F; F; V; V


V; V; V; V


F; F; F; F


V; V; F; F

O seguinte texto menciona a Ação Integralista Brasileira. Leia-o com atenção:

A Ação Integralista Brasileira foi o primeiro partido político brasileiro com implantação nacional e chegou a reunir – segundo diferentes estimativas – entre 500 mil e 800 mil aderentes, para uma população do país de 41,5 milhões de habitantes em 1935, o que a distinguia dos partidos oligárquicos da República Velha, que possuíam expressão regional e não tinham maior inserção popular junto às classes médias urbanas (...). (FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília A. Neves. O Brasil Republicano. Vol. 2 – O Tempo do Nacional-Estatismo. SP: Civilização Brasileira, 2007., p. 42 e 43).

O que se pode afirmar de correto sobre o Integralismo? Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Após a Revolução Constitucionalista de 1932, foi fundada em São Paulo, encabeçada por Plínio Salgado, a Ação Integralista Brasileira.

(  ) O integralismo, no que diz respeito ao Estado e à sociedade, negava a pluralidade referente aos partidos políticos e a representação individual dos cidadãos.

(  ) Defendia, amplamente, a ação do Estado sobre a economia e o lema “Deus, Pátria e Família” tinha como intento a mobilização da nação em ideais unificadores.

(  ) Como opositora do liberalismo, do socialismo e do capitalismo financeiro internacional, esse último comandado essencialmente por judeus, a AIB não teve dificuldades em estabelecer uma sintonia com o governo.

Assinale a alternativa com a sequência correta: 


V; F; V; F



V; V; V; F



F; F; F; F


V; V; V; V



V; F; V; V

Páginas: 12345